quinta-feira, 29 de julho de 2010

Relação entre o Direito e a Moral no filme O clube do Imperador


O filme, O clube do imperador, aborda com nítida clareza, a reflexão crítica sobre a dimensão do comportamento do homem, isso é notável no personagem do professor Hundert que mesmo quebrando alguns valores éticos de sua profissão pela vontade incessante de tentar moldar o caráter de um de seus alunos que não respeitava as normas e os princípios gerais da escola, fica claro o quanto ele como professor valoriza a questão ética, pois no final do filme é explicito o seu arrependimento por ter tomado uma postura inadequada em sua prática docente.
                Nem sempre é fácil diferenciar as normas da moral das normas do direito, em face de semelhança entre elas em muitos aspectos, por exemplo: ambos os sistemas de normas, tanto o direito quanto a moral, valorizam princípios como o direito à vida, à liberdade, à integridade física, psicológica e espiritual dos homens, À propriedade legitimamente obtida, à igualdade de direitos e buscam o dever ser, do bom e do justo, entre outros.
                Enfim, direito e moral, no filme, podem ser facilmente associados se pensarmos o direito como sendo o conjunto de normas que tentam regular e organizar a vida em sociedade, solucionando conflitos entre indivíduos, visto que a moral é um ramo das ciências sociais que também se preocupa com o estudo de normas reguladoras de vida em sociedade.

Um comentário:

Olá, é um prazer para o blog ter você aqui na seção de comentários, aproveite para complementar o tema com comentários relevantes ao assunto, fique a vontade.

Invista no seu conhecimento, conheci o material através de um amigo de faculdade, esse material é muito bom, por isso estou a indicar para ajudar aqueles que sonham com a futura aprovação na OAB. Aconselho que faça esse curso, pois tenho recebido muitos e-mail agradecendo pelo material. Espero que goste também, BOA SORTE, força rumo a sua APROVAÇÃO.